Não há espaço entre o sinal de percentagem (%) e o número em inglês. Noutras línguas europeias, há.
A utilização de um espaço entre o número e o sinal de percentagem é padronizada tanto na norma internacional atual ISO 80000 como na sua antecessora ISO 31.
De acordo com esta norma, o sinal de percentagem segue os mesmos princípios que as outras unidades (por exemplo, "25 °C"), ou seja, o número vem em primeiro lugar, depois um espaço e, por fim, o sinal de percentagem, por exemplo, "50%".
Este padrão é amplamente seguido nas línguas europeias, com exceção da língua turca e das suas línguas relacionadas. Nestes idiomas, o sinal de percentagem é escrito antes do número, por exemplo, "%50".
Em árabe, % também é escrito à direita do número, mas isto deve-se ao facto de o árabe ser escrito da direita para a esquerda. Por isso, também em árabe, o sinal de percentagem é escrito após o número.
Em inglês, o costume, por outro lado, é escrever o sinal de percentagem imediatamente a seguir ao número, sem espaço. Este costume é, portanto, contrário aos padrões internacionais atuais. No entanto, reflete a ligação entre o número e a unidade. Em inglês, também é costume escrever o número e a unidade em conjunto. Exemplos são $50, €20, £15, 32°F, 100°C. Da mesma forma, pelo menos em vietnamita, africâner e filipino, o sinal de percentagem é escrito sem espaço após o número.
Nas línguas europeias, o sinal de percentagem também pode ser escrito sem espaço em alguns casos. Quando os números são apresentados em tabelas com pouco espaço, é natural escrever o sinal de percentagem ao lado do número. Noutros contextos, o espaço também pode ser omitido. Isto deve-se provavelmente à influência do estilo de escrita inglês.
A prática na língua búlgara é que não haja espaços. O estilo de escrita é, portanto, o mesmo que na língua inglesa.
Em vez do sinal de percentagem (%) no texto, recomenda-se a utilização da palavra "por cento" em sueco, norueguês, dinamarquês, finlandês e islandês.
A palavra "por cento" e o sinal de percentagem são mais ou menos igualmente recomendados em francês, italiano, espanhol, português, alemão e holandês.
O sinal de percentagem é também recomendado em textos em inglês, polaco, checo, eslovaco, húngaro, búlgaro, romeno, estónio, letão, lituano, ucraniano, sérvio e croata, bem como nas línguas asiáticas em geral.
Autor:
Fontes e informações adicionais:
Wikipedia: Percent sign
Wikipedia: ISO 80000
Wikipedia: ISO 31-0
NIST Special Publication 811
Svenska språknämnden
Norsk språkråd
Dansk Sprognævn
Kotimaisten kielten keskus
Türk Dil Kurumu
EU Interinstitutional Style Guide
Unicode Standard
Ethnologue
Chicago Manual of Style
Publicados: 22.8.2025